segunda-feira, 4 de abril de 2011

Figuras

Este poema é de uma amiga letróloga de Aquidauana/MS cidade que amo e sinto muita falta seu nome é Flavia Rohdt.


Você é a antítese que me deixa confusa:

Ora alegre, ora triste,

Ora esquerda, ora direita;

É a ambigüidade que, vez por outra,

Está em suas perguntas;

A hipérbole que me faz morrer de rir;

O hipérbato que me faz expressar pensamentos

De uma forma fora do comum,

Iniciando pelo fim, terminado pelo meio...

É a onomatopéia que me tira o sorriso mais gostoso, HÁ HÁ HÁ

E também a lamentação mais presente: Ai , ai...!!!

É o oximoro que me faz lembrar o Chaves,

Afinal, “ Foi sem querer querendo”;

É o eufemismo que não se faz presente,

Pois nunca suaviza frase nenhuma, é sempre direto;

É a antonomásia que virou “meu vício”;

A ironia que me atrai, me convida...

Literalmente, por assim dizer;

E como tantas outras figuras...

És a metáfora que me faz lembrar Camões,

Que me tira fora do sentido normal,

Que me emprega um sentido figurado

Ao me dizer sempre: FIGURA!!!!



Flavia Rohdt

Um comentário:

  1. Ah, Jose, eu gostei demais do poema, lembrou até a mim mesmo,chamando meus amigos de "figura"...rs

    Somos todos figuras coloridas nos albúns da vida de outras que nos querem bem...

    ResponderExcluir