terça-feira, 1 de junho de 2010

Poesia marginal

Aos amantes deste movimento! Uma breve consideração ao seu respeito. A Poesia Marginal ganhou esse nome por ser distinta em sua maneira de se manifestar. A palavra “Marginal” foi usada para descrever algo que esta á margem fora do circulo culto!Fora do sistema editorial que é o meio tradicional de distribuição e comercialização.

A Poesia Marginal usou os caminhos alternativos para divulgar-se, o movimento foi fundado na década de 70, com características de subversão daquilo que comumente seria poesia. Distribuídas em livretos mimeografados ou simplesmente dobrados a poesia ficava longe da censura ou de qualquer proibição.

Mas quem é marginal? O poeta ou a poesia? O termo Marginal vem das ciências sociais, onde era só um termo técnico para designar o individuo que vive entre duas culturas em conflito ou que tendo aderido a uma cultura não se libertou totalmente da outra, por isso vive à margem entre as duas culturas, usado também para designar ladrões, usuários de Canabis Sativa, artistas do Grafite, entre outros que estão fora do padrão!

Então vamos tentar concluir o que é “Poesia” se dissermos que é tudo que não é prosa, os professores de literatura nos mostraram que existe a prosa poética, se você disser que é rima surgem os que defendem o verso em branco e lembram que na antiguidade a rima era desconhecida, ou seja, é coisa da Idade Média.

Se você pensa que poesia é somente o alinhamento de palavras uma em baixo da outra ou seguindo algum critério de “medida”, está equivocado, saiba que existem poetas que aboliram o verso e trabalha somente coma as palavras soltas ou somente silabas solta ou letras no espaço da pagina! Oh! Poesia concreta! Temos também a Poesia visual!Poema objeto! Entre outras manifestações poéticas.

Viva as várias formas de expressão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário